Pular para o conteúdo
4 de outubro de 2011 / trabalhosfacul

Dicico

Inaugurada em 1918 no bairro do Ipiranga, por Virgilio Di Cico.

Em 1999, então com duas lojas, a Di Cicco foi adquirida pelo grupo Construdecor, do empresário Dimitrios Markakis, dando início a um plano de expansão.

Hoje, são mais de 46 lojas no Estado de São Paulo, um grande Centro de Distribuição e três mil colaboradores.

Missão da empresa que é: “SER A MELHOR E, POR CONSEQUÊNCIA, A MAIOR EMPRESA DE VAREJO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO DO BRASIL”.

A loja do Carrefour Dom Pedro, em Campinas. Possui um espaço pequeno, com corredores bastante estreitos, a ponto de dificultar a locomoção caso cliente e vendedor caminhem juntos. Do seu espaço, um terço é reservado a pisos e revestimentos, outro terço para acessórios de banheiro, cozinha, e banheiros planejados. Todo o restante é destinado a toda a demais gama de produtos. Não havia ar condicionado, além de todos os ventiladores estarem desligados, algo pouco convidativo aos clientes. Além disso, o chão estava escorregadio por causa das serpentinas e confetes jogados.

Seu principal público é o consumidor final da classe C, o que fica evidenciado na proposta de “menor preço sempre” da marca, e em outras ações internas como no caso dessa visita onde havia um carrinho distribuindo pipoca às crianças. Mas o público profissional também compra lá. A Dicico paga o RT o que atrai muitos pedreiros e engenheiros civis. Arquitetos, decoradores e afins, mesmo com esse incentivo quase não procuram a loja, de acordo com o vendedor Henrique.

Ao menos no local visitado – peca por contar com equipe de vendas não pró-ativa e que durante toda a estada lá permaneceu recostada conversando nos balcões, mesmo com a loja cheia de clientes. Para ser atendido tive que ir até um vendedor e fazer minha consulta.

A marca tem a filosofia de trabalhar com o menor preço sempre (inclusive vem utilizando isso em sua comunicação atual), tendo realmente uma grande gama de produtos nessa situação e se propondo a cobrir qualquer oferta dos concorrentes.

Outra promessa da Dicico é a entrega rápida e no prazo e é gerenciada pela própria empresa em um Centro de Distribuição de 40.000m2, que funciona vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, com técnicas de separação de produtos desenvolvidas especialmente para o varejo de material para construção, equipe treinada, incluindo entregadores e motoristas, bem como uma frota de 300 caminhões, vans e carros. Caso a entrega não chegue na data combinada a empresa devolve o valor do frete, pois foi registrado por eles em cartório o Compromisso com a Pontualidade na Entrega.

O Compromisso de Menor Preço foi também registrado em cartório. A estratégia é negociar muito, comprar em grandes volumes, obter bons descontos do fornecedor, garantir custo operacional e margens baixas, além de monitorar os preços dos produtos vendidos semanalmente por meio de pesquisas de mais de 1.000 itens na concorrência. Se houver preço menor, a Dicico baixa o preço do produto. Se o cliente achar mais barato a empresa dá o desconto na hora da compra.

As formas de pagamentos aceitas na loja é o cartão de crédito, em até 11x com juros de 1,62% ao mês mais IOF ou 12x com juros de 2,99% e IOF. Em 11x sem juros e sem entrada no cartão Dicico Visa. Ou em 24x sem entrada mas com juros de 2,99% de juros ao mês mais IOF no cartão Dicico Visa. Cartão Caixa Construcard, Parcelado Eletron Bradesco, Construshop Itaú, Crédito BB Banco do Brasil, e Cartão BNDS.

O site da Dicico tem um bom layout, porém é complexo por destrinchar em muitos links suas informações. Além disso, não permite a compra online.
É possível achar as lojas, os contatos de Televendas e Atendimento, fazer orçamentos, cadastrar para receber as ofertas. Há dicas para construção, reforma e decoração, o “Faça você mesmo”, o “Acerte suas compras” para auxiliar os consumidores em sua compra, e a Legislação de Obras de cada local onde existem as lojas Dicico.

A Dicico dá descontos para pessoas com mais de 60 anos, toda quarta-feira, e serve para todos os produtos, fora promoções e materiais básicos.

Clube Design Dicico é um programa exclusivo para profissionais de arquitetura, decoração, designers e engenheiros, criado, desenvolvido e administrado pela Dicico, com o objetivo de recompensar seus parceiros por sua fidelidade e relacionamento. Os associados podem realizar compras, pagamentos e trocas dos seus clientes sem a presença dele. Receber créditos sobre as compras dos clientes por eles indicados e acompanhados. Informações em primeira mão (Tendências, produtos e etc.), convites para eventos da Dicico e seus fornecedores. Acesso a ofertas exclusivas do programa e atendimento personalizado. É possível se cadastrar no próprio site do programa através de banner no site da Dicico. Os profissionais podem colocar seu portfólio no site do programa, há contatos de fornecedores da Dicico, e uma parte de tendências e dicas.

A Dicico está no Facebook, Twitter e tem um blog, o Blog da Dicico.

Forças – centro de distribuição com entrega garantida
Fraquezas – só atua no Estado de São Paulo e não tem e-commerce

Deixe um comentário