Pular para o conteúdo
4 de outubro de 2011 / trabalhosfacul

Telha Norte

Multiespecialista em construção e reforma, a Telhanorte integra a rede varejista Saint-Gobain Distribuição Brasil (gestora também das lojas Pro Telhanorte e Center Líder). São 34 lojas (Televendas e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo) e mix de produtos de 50 mil itens. É a única rede no país que oferece um home center com funcionamento 24 horas, a Telhanorte Marginal, na cidade de São Paulo.

Começou no início da década de 70, quando dois amigos, Rinaldo Grecco e Lázaro Rosa, identificaram a oportunidade de um novo negócio e se tornaram distribuidores de madeiras e telhas. A primeira loja ficava no bairro do Jaçanã, na zona norte da cidade de São Paulo, foi batizada de Telhanorte. A empresa se mudou para a Vila Galvão, onde ganhou um depósito maior e sua primeira loja, com 400 m2, inaugurada em 1978. Os 10 anos seguintes foram de consolidação da marca no mercado. Do final dos anos 80 até o ano 2000, foram inauguradas cinco lojas e deu-se início ao processo de centralização da logística da empresa, na cidade de Jundiaí. Foi neste período que o grupo francês Saint-Gobain e os proprietários da Telhanorte se uniram. Em agosto de 2000, foi adquirida a operação de cinco lojas (Santo André, Praia Grande, Brasil, Francisco Morato e Anhanguera) e, em janeiro de 2001, das lojas Marginal Tietê, Vila Galvão e Fernão Dias.

Grupo Saint-Gobain
Em 1665, o grupo foi criado, por ordem do rei Luís XIV, especialmente para fabricar vidros e espelhos para o Palácio de Versalhes.
O grupo transforma produtos como vidro, ferro fundido, argamassa, fibrocimento sem amianto, plástico avançado e cerâmicas técnicas – em produtos de alto valor agregado.
Em 1996, ao realizar a aquisição da Point P e da Lapeyre na França, o grupo entrou também para o mercado de distribuição de materiais de construção – varejo.
No Brasil, a Saint-Gobain é reconhecida por sua atuação em segmentos como: vidros para automóveis (Sekurit) e outras finalidades; embalagens em vidro; utensílios em vidro temperado (Duralex) e refratários (Marinex); telhas, caixas d’água e placas cimentícias (Brasilit); areias para uso industrial (Jundu); argamassa e rejuntamento (Weber Quartzolit); lã de vidro para isolação termo-acústica (Isover); canalização; placas de gesso e construção seca (Placo); abrasivos; materiais cerâmicos e plásticos de alta performance; etc.

Logo na entrada da loja há produtos diversos que estão em promoção. Há direita, atrás vemos os caixas, com produtos de compra por impulso, o setor financeiro e administrativo da loja.
São 11 departamentos, identificadas por cor, há bastante espaço nos corredores e apesar da divisão há produtos distintos da denominação de suas áreas.

Pintura
Utilidades
Básicos e ferramentas
Elétrica
Metais e acessórios
Móveis para banheiro
Pisos e revestimentos
Cozinhas
Louças e banheiras
Esquadrias e ferragens
Iluminação

Existem vendedores espalhados pelos setores, e eles auxiliam os compradores, além de uma central de atendimento ao consumidor na entrada da loja. A comunicação é feita com banners, cartazes com as promoções, móbiles, e placas fixas com ofertas. Existe também áudio interno, onde são citadas promoções da loja.

Para qualquer entrega é cobrado frete, e o valor é calculado de acordo com o peso do que vai ser entregue e a compra do cliente.

Para pagamento existe o cartão Telhanorte, que é a forma de crédito da loja, vinculada ao banco BGN. Com o cartão é possível parcelar em até 10x sem juros, e acima disso com juros de 1,99% ao mês. São aceitos também outros cartões de crédito como Visa, Master, com parcela mínima de R$ 50,00. Pode ser usado cartão de débito ou dinheiro.

Existe a promoção SEU REAL VALE MAIS, onde são selecionados certos produtos que tem uma marcação na loja. Quando o consumidor compra esses produtos, com mais R$ 1,00 pode levar de brinde algum outro produto da loja, já determinado.

Telhanorte Conceito é a primeira loja Premium da rede inaugurada em 2011, nos Jardins em São Paulo. Com serviços diferenciados, produtos próprios para acabamento, a loja é um ambiente sofisticado, e procura atender consumidores, decoradores, e arquitetos de forma diferenciada. Foram investidos R$ 2,5 milhões em um ambiente de 600m2, dividido em dois andares. Onde dois terços são compostos de exposição de banheiros completos, e o restante por cerâmicas para cozinha, área externa e sala. Há serviço de um projetista para os consumidores. A idéia é abrir mais lojas conceito, no Paraná e em Minas Gerais.

No site da empresa não é possível comprar nenhum produto. Além das lojas físicas existe Televendas Pessoa Jurídica por telefone e um email, onde é possível obter orçamentos. Existe acesso restrito a fornecedores, e Fale Conosco, para enviar mensagens. Também está disponível o contato do SAC, por Estado.

Programa de Relacionamento com Profissionais – Obra-Prima Telhanorte – o programa é destinado para profissionais de arquitetura, decoração e construção. Parte do valor das compras feitas pelos clientes desses profissionais na Telhanorte (2% do valor dos gastos) é convertida em TNs, os pontos da Telhanorte. Cada TN vale R$1,00, para o profissional trocar por prêmios à sua escolha. O profissional pode se cadastrar na loja, os que forem aceitos terão uma “conta” onde serão computados os chamados TNs. Os TNs acumulados pelo profissional têm prazo de validade de dois anos.

A Telhanorte está presente no Twitter, no Facebook, Foursquare e Drimio.

Forças – programa de relacionamento com os profissionais, presente em três estados da região Sudeste
Fraquezas – não tem e-commerce e no site não possui a lista de produtos ou departamentos que a loja tem

Deixe um comentário