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4 de outubro de 2011 / trabalhosfacul

Visitação Leroy

História

Após a 1 Guerra Mundial, em 1918, através do comércio ambulante na França, a família Leroy vende os produtos excedentes do exército americano.
Após Adolphe Leroy casar-se com Rose Merlin em 1923 surge a loja até então chamada de “Au Stock Américain”. Mas é em 1960, que surge a marca Leroy Merlin, porém só seis anos depois é que é inaugurada a primeira grande loja, com o sistema de auto-serviço.

Atualmente, a marca Leroy Merlin faz parte de um grupo, composto por várias empresas do segmento de comércio, e há também negócios no segmento de restaurantes, vestuário, brinquedos e móveis. Só chegou ao Brasil em 1997, com a primeira loja inaugurada em 1998 na Zona Sul de São Paulo. A intenção da Leroy é buscar o desenvolvimento, a longo prazo, não através do lucro imediato.

A meta da marca sempre foi se posicionar de maneira duradoura no mercado global, atuando como uma empresa líder e que aposta constantemente no desenvolvimento em escala mundial, sempre de maneira sustentável.
A Leroy tem como costume a construção de lojas de acordo com a cultura local.

Numero de lojas e onde

•    DF
– Brasília
– Taguatinga

•    GO
-Goiânia

•    MG
– Belo Horizonte (Belvedere)
– Contagem

•    PR
– Curitiba

•    RJ
– Niterói
– RJ (Bangu, Rio Barra e Rio Norte)

•    RS
– Porto Alegre

•    SP
– Campinas (Campinas, e Campinas Anhanguera)
– Ribeirão Preto
– São Caetano
– São Jose dos Campos
– São Paulo (Interlagos, Lar Center, Marginal Tiete, Morumbi, Raposo Tavares, Ricardo Jafet)
– televendas

Missão e Valores

Sua missão visa o respeito e crescimento profissional da sua equipe, bem como dar o maior nível de atenção aos consumidores, dinamizar o comércio, alcançar desafios e garantir o crescimento.

Loja Visitada

Onde Fica

Na tentativa de retirar o ambiente ao entrar em qualquer unidade da Leroy Merlin, foi feita uma visita a duas unidades da Leroy Merlin, a loja Campinas (SP) e a Campinas  Anhanguera (SP) que é a 3ª loja da marca em todo o mundo que conquistou a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental, por ter sido construída respeitando padrões de preservação ambiental.

Características Gerais

Ha uma padronização das lojas em relação ao seu tamanho, à divisão dos setores, disposição dos produtos, comunicação com o cliente, sinalização da loja, dinâmica no atendimento, e demais serviços oferecidos.
Estas lojas possuem todos os setores muito bem divididos, e é totalmente perceptível a mudança no setor. De uma maneira geral, os setores com maior espaço físico são “Sanitários”, “Madeiras” e “Jardinagens”. E os com menores espaços destinados são “Ferragens” e “Tapetes”.
Os corredores são altos, em formatos de prateleiras, com muitas variações do mesmo produto, ao alcance das mãos, como dito pelo sistema de atendimento com auto-serviço, mas em cada corredor existe uma pessoa responsável. Os corredores são espaçosos, porém devido à quantidade de produtos, e às informações e dicas direcionadas ao público consumidor, transmitem uma sensação de poluição visual.
A identidade visual da loja é muito bem definida, e é possível se localizar bem em meio aos corredores, sua sinalização é bastante eficaz, além de ter em determinados locais um mapa do estabelecimento inteiro, facilitando aos clientes a localização dos produtos de seu interesse. Na grande maioria dos corredores existem máquinas para identificação dos preços dos produtos. É possível notar música ambiente em toda a extensão da loja, com músicas de diversos estilos. Há profissionais executando a limpeza dos corredores, e organizando os produtos conforme seu segmento. Pela empresa ter um teto muito alto, a ventilação é beneficiada.

Público

Público Final

Desde o principio, com a chegada da marca Leroy Merlin ao Brasil, o posicionamento adotado foi de consumidores A e B. Percebe-se que este consumidor é realmente atingido, já que 80% dos que vão às lojas são destas classes.

Ações Publicitárias

As ações publicitárias de divulgação são em sua grande maioria, divulgação de produtos em promoção ou campanhas. Os jingles são agradáveis e animados, não são fáceis de pegar, pois normalmente tem a ver com determinada ação e não com foco institucional.  Os tablóides são entregues de forma que não amasse muito, sua diagramação é bem limpa, porém a arte não varia deixando o layout menos chamativo. Os emails marketings possuem o mesmo layout dos tablóides sendo pouco atrativos.

Comunicação e Ações Internas

Justamente por focar no público final, e em moradores que buscam efetuar suas próprias obras, a Leroy oferece por toda a loja, muitas dicas referentes à seção em que o produto se encontra. São painéis informativos em relação à conceitos de cores para decoração, pintura de ambiente, tendências de decoração entre outros. Por exemplo, na seção de Pintura, existem dicas de como pintar uma parede, de não utilizar cal por baixo, enfim, dicas de profissionais para que pessoas “leigas” consigam fazer a escolha certa e operacionalizar algumas ações.

Serviços

Equipe

Cada profissional está afixado em uma seção e é responsável por determinada  ‘prateleira’, tendo assim, em cada corredor a foto do profissional responsável por ela. Mas o atendimento é feito por setor, para cada setor tem profissionais com conhecimentos específicos do seu próprio setor. Mas todos os profissionais são capacitados para solucionar dúvidas e ajudar na escolha de produtos daquela seção. São muito prestativos e atenciosos, observam os clientes e percebendo que o mesmo tem alguma dúvida ou está precisando de alguma coisa já se disponibilizam a ajudar. Estão dispostos a te auxiliar até mesmo quando o produto procurado é de outra seção, te levando ao profissional responsável por aquela seção para que ele possa te oferecer o melhor atendimento. Sabem responder perguntas específicas sobre o produto, mostrando conhecimento sobre o assunto, e até mesmo quando não têm determinado produto, indicam determinados produtos que poderiam suprir q necessidade.
Preço

Os preços dos produtos estão dentro do que está sendo aplicado no mercado, porém podem não ser, em sua maioria, tão inferiores quanto o preço dos concorrentes. Mas a quantidade e variedade oferecida são muito maiores, tendo destaque nestes aspectos.  Possuem a política de cobrir o preço dos concorrentes (com comprovação). As formas de pagamento são as praticadas por todas as redes de varejo, mas possuem um ‘sistema’ de troca de produtos, quando não utilizados por inteiro em uma obra, por outros produtos, por exemplo, na sobra de uma quantidade de pisos comprados, basta levar a  nota, e o cliente poderá trocar os pisos por rejunte. A única promoção direcionada à  profissionais que foi encontrada na loja, e com pouquíssima divulgação, foi uma parceria com os profissionais da empresa Bosch que possuem 5% de desconto em um produto específico.

Entrega

Possuem um sistema de entrega, através de frete cobrado, dependendo da quantidade, peso de materiais e quilometragem a ser percorrida. Além dos caminhões de entrega, para pequenas entregas possuem um triciclo, e o Drive-Thru de produtos de construção na unidade visitada. Ou seja, a pessoa entra com seu carro, faz a escolha entre os produtos, e os profissionais da Leroy carregam o carro do cliente, neste mesmo local também é possível efetuar o pagamento da compra, sem mesmo precisar sair do carro.

Serviços Prestados

Oferece muitos serviços que auxiliam os consumidores, são eles:
– Lista de compras: o cliente pode fazer uma lista de compras, para obter um orçamento, com produtos do site, ou através do Fale Conosco da empresa, em que são listados os produtos, com a quantidade, modelo e marca desejada.
– Calculadora de materiais: através do site, pode-se calcular mais precisamente quantidade de pisos, ar-condicionado e tintas que seriam necessárias antes mesmo de efetuar a compra.
– Centro de Cores: além de possuírem muitas opções de tintas disponíveis, possuem os misturadores que oferecem ao cliente a opção de misturar as tintas nos tons que desejar. Também contando com profissionais capacitados para ajudar a calcular e escolher as melhores ou mais adequadas tintas.
– Corte e dobras: pode-se comprar apenas parte das peças, ou a chapa inteira já com os cortes necessários, sem custo algum e feito na hora.
– Acabamentos em tapetes: pode-se comprar os tapetes dentre a enorme variedade que possuem, assim como solicitar o acabamento diferenciado.
– Cortinas: o cliente tem a possibilidade de confeccionar sua própria cortina, com o auxílio de profissionais, utilizando os tecidos e demais acessórios que desejar, ficando com a cortina pronta em um prazo de aproximadamente 10 dias.
– Enquadramento: além das molduras prontas, oferecem a possibilidade de montar seu próprio quadro.
– Bancada de ferramentas: é possível utilizar as ferramentas ali disponíveis, bem como experimentá-las.
– Instalação agendada: o cliente pode contratar o serviço de instalação de produtos comprados na loja, independente da localização.

Campanhas Sociais

A Leroy Merlin demonstra muita preocupação, tanto com o meio ambiente quanto com a sociedade e realiza algumas ações, como o uso de sacolas retornáveis, destinação correta para madeiras, pilhas, baterias, lâmpadas, entulho. Coleta seletiva na própria loja da Leroy, bem como ações sociais locais. Nas lojas visitadas, a ação da vez era a doação de livros, mas havia acabado de ser finalizada a ação de doações de agasalhos a instituições próximas da loja.

Site

Perante seus concorrentes, a Telha Norte utiliza-se apenas de um site institucional, apresentando apenas a idéia central, assim como a Dicico que também utiliza um site institucional. A Leroy Merlin tem maior foco na área institucional, mas oferece serviços complementares como um catálogo eletrônico, no qual é possível escolher uma lista de produtos e fazer um orçamento online. Contudo, a C&C é a principal entre os concorrentes, pois utiliza um comércio eletrônico, em que facilmente é possível adquirir produtos sem nem mesmo sair de casa. Como é possível ver no site, comparando com os concorrentes, é organizado por seções, cada seção possui produtos-chaves, além do espaço propaganda.

A marca Leroy Merlin já é conhecida no mercado brasileiro e possui grande aceitação. Buscada por muitos termos, é sempre uma das primeiras colocadas, possui alguns itens a serem melhorados, já que a primeira concorrente é a C&C que se utiliza de campanhas online e e-commerce.
O site da Leroy Merlin já está muito bem posicionado na busca orgânica, isto significa que seu conteúdo e sua marca são de confiança além de muito procurados. O objetivo deste plano deve ser a otimização do site para aumentar ainda mais a visibilidade da marca e as compras, garantindo assim o real posicionamento que a marca tem, ou seja, de 1° lugar.

Análise AdWords

1.    Buscando pela expressão “materiais para construção”, na busca orgânica, o primeiro resultado é a C&C,  pois possuem quase 250 expressões cadastradas no AdWords, sendo a única entre as principais concorrentes a terem um sistema de otimização. Veja abaixo as palavras-chaves em que a C&C mais é encontrada:

2.    Buscando pela expressão “acessórios para decoração”, a Leroy Merlin é a 3ª a ser encontrada, expressão em que seus concorrentes não são encontrados.

3.    Procurando pela expressão “loja material construção” está posicionada logo após seu concorrente que utiliza Adwords.

E pela expressão “material de construção” também é a segunda a ser encontrada, com um share tão grande quanto a da concorrente.

Desta maneira, é possível observar que a Leroy Merlin, já é a principal marca a ser lembrada pelo público levando em consideração o seu seguimento, por isso, basta que seja feito um serviço de concretização da marca.

Referências Bibliográficas:

•    www.leroymerlin.com.br

•    www.dicico.com.br

•    www.cec.com.br

•    www.telhanorte.com.br

•    http://www.semrush.com/br/info/leroymerlin.com.br+(by+organic)

•    http://www.semrush.com/br/search.php?q=leroymerlin.com.br&db=br

•    http://www.semrush.com/br/info/dicico.com.br+(by+organic)

•    http://www.semrush.com/br/search.php?q=dicico.com.br&db=br

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•    http://www.semrush.com/br/search.php?q=telhanorte.com.br&db=br

•    http://www.semrush.com/br/info/cec.com.br+(by+organic)

•    http://www.semrush.com/br/search.php?q=cec.com.br&db=br

•    http://www.ibope.com.br/ calandraWeb/servlet/ CalandraRedirect?temp=3&proj= PortalIBOPE&pub=T&nome= noticias_novidades_generico& db=caldb&secao=Internet

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